Resenha - Cress por Marissa Meyer

By | terça-feira, dezembro 29, 2015 Deixe o seu comentário



Título Original: Cress

Ano de Lançamento: 2015

Número de Páginas: 496

Editora: Rocco Jovem Leitores

Onde comprar: Cultura | Amazon | Saraiva




     Por onde eu começo a resenha desse livro? Antes de mais nada, saibam que eu sou louco por Crônicas Lunares. LOUCO mesmo. Quem acompanha o blog sentiu todos os meus feels nas resenhas de Cinder e Scarlet. Para mim, essa é uma das séries mais geniais que eu já tive o prazer de ler. Marissa Meyer simplesmente é uma das autoras mais criativas do mundo YA. Então se preparem para uma chuva de sentimentos bem fangirl.

     Vamos começar contando um pouco da história. O livro se inicia do ponto onde Scarlet terminou. Antes de a trama voltar a andar, somos apresentados à Cress, uma hacker lunar que vive em um satélite solto no espaço. A garota tem a função de descobrir a localização de Cinder, só que existe um porém, Cress não é a favor da rainha Levana o que acaba a levando à compactuar com os planos rebeldes de Cinder e seus amigos. Enquanto Cinder, Thorne, Scarlet e Lobo estão em fuga, as coisas em Pequim estão de mal a pior para Príncipe Kai que terá que se casar com Levana para selar um acordo de paz com Luna e conseguir o tão desejado antídoto para a letumose. Mas todos sabem que esse casamento é uma grande roubada e a única pessoa que pode salvar as coisas é a, até então, perdida rainha Selene.

     Falar sobre esse livro é bem difícil. Vocês não fazem ideia de o quanto eu estava ansioso para lê-lo. Eu havia ficado fascinado com os volumes iniciais e mal via a hora de tê-lo em mãos. Com as expectativas nas alturas, fui surpreendido ao tê-las superadas. Não conseguia acreditar que a genialidade de Meyer iria ser tão além. Para vocês terem ideia, com o decorrer dos livros, vão aparecendo mais protagonistas e, obviamente, núcleos paralelos e ela consegue conectá-los com uma maestria incrível, sem deixar nenhuma ponta solta, coisa que é rara na literatura atualmente.

     Começa com a junção de vários núcleos e personagens, mas os atrativos da série não param por aí. Em Cress é possível ver claramente um amadurecimento da história em termos políticos. De uma maneira brilhante, Marissa consegue metaforizar diversas críticas sociais e colocá-las de modo simbólico o que torna a trama ainda mais admirável. Além disso, Meyer consegue explorar mais o universo que criou e se aprofunda mais nos personagens nós tornando o mais próximo deles possível.

     Por falar em personagens, o que comentar de Cress, a estrela do livro? A lunar cascuda dominou meu coração com sua humildade e atitudes admiráveis. Mas não foi apenas Cress que roubou a cena, Cinder e Thorne arrasaram e mostraram que podem ser melhor ainda! A única pessoa em que senti falta foi a Levana, mas pelo jeito em que as coisas ficaram, com certeza ela terá uma presença imensa em Winter. Outra coisa que acho incrível é que Marissa Meyer constrói personagens femininas fortes mesmo com suas inseguranças, que mostra que qualquer menina, independente de sua posição na sociedade, pode ser sim uma heroína. E, gente, isso é lindo!

     Sobre os acontecimentos, gente do céu, que tanta reviravolta é essa? Mas o pior de tudo é que Marissa Meyer não tem pena de ninguém. Ela é impiedosa e faz as coisas sem nenhum pingo de receio. Então preparem os coraçõezinhos, porque ninguém está imune.

     Uma coisa que acho genial nessa série no geral é que, primeiro de tudo, é em terceira pessoa, ou seja, temos uma visão mais ampla sobre tudo o que está acontecendo. Mas o grande charme não é esse, mas sim o fato de que Marissa nos dá visão de todos os personagens da história e consegue reger e intricá-los divinamente bem. Sério, não é qualquer autor que consegue fazer isso.

     Ai, são tantos sentimentos, tantas coisas boas que Cress reserva à vocês que pra saber só vai lendo mesmo. Se Cinder e Scarlet tinham sido incríveis e inovadores, Cress vem para mostrar que uma sequência pode elevar ainda mais o nível de uma série.

     Com toda a certeza, Cress é a MELHOR continuação que eu já li em todos esses anos acompanhando sagas. Gente, vocês não fazem ideia do quão é incrível. Eu só consigo dizer que vocês precisam ler essa série. Não irão se arrepender. Crônicas Lunares já se tornou a minha saga favorita.

      LEIAM, LEIAM E LEIAM.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: