Resenha - Brilhantes por Marcus Sakey

By | terça-feira, dezembro 22, 2015 Deixe o seu comentário


Título Original: Brilliance

Ano de Lançamento: 2015

Número de Páginas: 473

Editora: Galera Record

Onde comprar: Cultura | Amazon | Saraiva




     Olá gente, como vocês estão? Hoje eu vim aqui indicar para vocês um livro que li recentemente e que se tornou um dos meus favoritos do ano: Brilhantes.

     Meu primeiro contato com a obra foi no Mochilão da Record, onde eles falaram dos lançamentos etc., e quando ouvi sobre a história, fiquei mega curioso para ler. O livro tem tudo que eu gosto: conspiração, jogo político e ação. Mas bem, sobre o que realmente se trata Brilhantes?

     A partir de 1980, várias crianças com habilidades especiais começam à aparecer e com o decorrer do tempo, mais e mais pessoas vão aparecendo com esses "poderes". Chegamos em 2013 e o mundo já está "acostumado" com a presença desses cidadãos dotados de habilidades. Só que uma guerra civil está prestes à eclodir devido a um grande ataque terrorista provindo de um brilhante (nome que essas pessoas "diferentes" recebem). Para combater esse tipo de situação, os Estados Unidos criou uma organização chamada DAR e aí é que entra o nosso protagonista: Nick Cooper, um brilhante que caça brilhantes. Só que em uma estratégia para pegar os verdadeiros culpados pela morte de tanta gente inocente, Cooper entra numa jornada que nem ele mesmo esperava que fosse ser tão perigosa...

     Bem, se vocês quiserem saber mais, leiam o livro! Hahaha
Mas agora, vamos para a resenha.

     Tudo que envolva grandes jornadas, batalha entre o bem e o mal, ação e política me atrai de uma maneira inexplicável. Quando eu peguei Brilhantes para ler, não esperava que fosse ser um livro tão profundo em questões filosóficas e até mesmo políticas. Pensei que fosse apenas mais uma ficção científica oca repleta de tiros e cenas de ação. Porém, a história escrita por Sakey vai além. Pega temas atuais como terrorismo e preconceito contra raça e o trabalha com uma maestria incrível. Ele mostra ao leitor diversas coisas que existem no mundo de hoje e que são, muitas vezes, banalizadas pela população. E gente, é preciso abrirmos os olhos para o que está acontecendo ao nosso redor, então achei belíssima a crítica que o autor fez. Nada me satisfaz mais do que um livro passar uma mensagem e alertar quem o lê. Pontos muitos altos para Sakey, por favor!

     Os personagens são bem construídos e muito bem conectados com a história, o que é uma coisa que eu adoro ao ler. Mas não para por aí... Encontramos um elenco adulto e maduro, ou seja, nada de dilemas e todo aquele mimimi que estamos acostumados. E, aliás, uma coisa que eu quero ressaltar aqui é que a história é vendida como YA, mas, COM CERTEZA, não é um YA. É um livro adulto, com temas pesados e com cenas fortes, PORÉM, não existe nada que impeça algum leitor mais novo de se aventurar. É até bom que adolescentes (como eu) leiam esse tipo de coisa porque influenciar a pensar sobre temas recorrentes e importantes na nossa sociedade. Ou seja, jovem, adulto, idoso pode ler Brilhantes sem medo!

     A narrativa de Marcus Sakey é, literalmente, brilhante. O cara soube conduzir perfeitamente todos os momentos do livro. Todos os acontecimentos foram muito bem divididos fazendo com que as páginas não ficassem monótonas. E isso é muito bom!

     Se me pedissem pra resumir o que eu achei de Brilhantes, eu diria: Fantástico e eletrizante, esse livro merece ser lido!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: