Resenha - Corte de Espinhos e Rosas por Sarah J Maas

By | quinta-feira, dezembro 17, 2015 1 comment


Título Original: A Court of Thorns and Roses

Editora: Galera Record

Número de Páginas: 430

Ano de Lançamento: 2015

Onde comprar: Cultura | Amazon | Saraiva




     Oi gente, tudo bem? Hoje eu vim aqui falar sobre um dos livros que eu mais esperei durante 2015: Corte de Espinhos e Rosas da Sarah J Maas.

     Quem acompanha o blog sabe o quanto eu sou louco pela série Trono de Vidro e quando vi que o novo livro da Sarah seria trazido para o Brasil eu mal pude conter minha ansiedade para lê-lo. Eu adoro histórias com um pano de fundo medieval e que envolvam magia e tudo que uma boa fantasia tem. E as duas séries da Sarah têm todos esses ingredientes maravilhosos e que me fizeram tornar fã dessa autora incrível.

     Mas enfim, deixa eu falar mais um pouco sobre o que se trata Corte de Espinhos e Rosas.

     Em terras muito distantes, os feéricos travaram diversas batalhas com humanos, o que acabou acarretando o domínio do povo feérico sobre terras que pertenciam aos humanos. E aí vamos conhecer Feyre, uma humana que tem que caçar para sustentar seu pai que tem uma perna quebrada e sua duas irmãs mais velhas que não sabem fazer nada devido à uma promessa que fez para a sua mãe em seu leito de morte. Certo dia, nos limites da floresta onde caça, Feyre acaba matando um lobo. Só que, para a sua infelicidade, era um feérico. Logo depois, Tamlin, um feérico acaba indo em sua casa e a reivindica devido ao tratado entre feéricos e humanos, com isso, a leva para uma das cortes do mundo feérico...

     Quando eu peguei para ler, eu estava ansioso. Precisava de alguma fantasia de extrema qualidade para suprir o vazio que Trono de Vidro deixou ao entrar nesse hiatus de lançamento entre um livro e outro. Nada melhor do que uma história da mesma autora só que em outro mundo. Ao começar a leitura, comecei sentir aquela magia de um novo ambiente mágico nascendo aos meus olhos. Aquela narrativa gostosa que só a Sarah sabe escrever. Gostei de conhecer os costumes, as lendas e tudo mais.

     Porém, nem tudo são flores.

     A história é legal, a narrativa é ótima e os personagens são incríveis mas, infelizmente, Maas pecou em diversos aspectos nesse livro. Começando com a lentidão dos acontecimentos e com a exploração do mundo criado. Foram mais de duzentas e cinquenta páginas apenas descrevendo coisas cotidianas etc, e em minha humilde opinião, ela deveria ter antecipado coisas que acontecem no final para que o clímax e as partes legais não ficassem corridas como ficaram.

     Fiquei bem decepcionado com o fato de a Sarah recorrer à esse recurso. Além de demorar para fazer as coisas engrenarem, ela ainda decidiu explicar o universo criado ao mesmo tempo que jogava cenas de ação, o que acaba criando uma verdadeira confusão na mente de quem lê.

     Mas não se assustem, tudo acaba bem no final e dá pra entender e aproveitar tudinho. Sem contar que quando a história deslancha pra valer, é preciso ter força porque, infelizmente, o segundo livro ainda não saiu nem nos Estados Unidos. Quando a história dá um giro de 180° graus, vai ser difícil você querer parar de ler. Eu fiquei fascinado com tudo o que aconteceu porque eu não esperava que fosse acontecer e essa surpresa foi INCRÍVEL.

     Em contra-partida à lentidão dos acontecimentos, os personagens deram um show. Sério. Sarah J Maas arrasou ao criar um elenco tão carismático e único. Mocinhos e vilões de uma maneira que jamais eu vi nos livros de fantasia YA. Agora o espetáculo do livro, além da história da maravilhosa foi Feyre. Genteeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, que protagonista é essa? Vocês não fazem ideia do quão incrível ela é. Sem firulas, ela toma a frente da situação e mostra que não precisa de homem algum para salva-la. Ela é sensacional. Sou a favor de uma literatura com mais protagonistas como a Feyre!

     Além disso, eu amei o romance principal e a forma como ele foi desenvolvido. Para vocês terem uma noção, nesse primeiro livro eu já estava sofrendo pelo casal. Sarah J Maas sabe como mexer comigo, isso não é novidade. rsrs

     Para terminar, eu gostaria de dizer que Corte de Espinhos e Rosas é um livro que deve ser lido tanto por fãs de Trono de Vidro quanto por pessoas que ainda não conhecem as obras da Sarah.

     Não tenho nem dúvidas que a continuação promete altas emoções e uma evolução gradativa na história. Mal vejo a hora de tê-la em minhas mãos!

     Vou dizer a mesma coisa que falei na resenha de Trono de Vidro: isso foi apenas a entrada, o prato principal está por vir. E esse prato se chama Corte de Névoa e Fúria.



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Eu li o livro em apenas 3 noites... não achei ele confuso, embora as 20 primeiras páginas foram tediosas... mas é um livro no qual dá pra se imaginar tudo perfeitamente bem, tendo uma mente fértil... é um livro praticamente parado no início... mas depois a emoção toma conta e vc não consegue parar de ler... agora estou à procura de outro com uma história parecida...

    ResponderExcluir