Resenha - Caixa de Pássaros por Josh Malerman

By | sexta-feira, dezembro 11, 2015 Deixe o seu comentário


Título Original: Bird Box

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 272

Ano de Lançamento: 2015

Onde Comprar: Cultura | Amazon | Saraiva




      Olá gente, como vocês estão? Hoje eu vim aqui conversar com vocês sobre Caixa de Pássaros, um dos grandes lançamentos da Intrínseca em 2015.

      Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre a história.

      O livro narra o mundo em um futuro não tão distante onde as pessoas não podem mais sair de casa devido à alguma coisa que se uma pessoa vê, acaba a deixando louca e levando à sua morte. Nesse cenário catastrófico, todas as casas são vedadas para que esse ser que deixa as pessoas loucas entre e, devido a esse medo, as pessoas quando saem ao ar livre usam algo para tapar os olhos. Ninguém sabe como surgiu ou o que é isso que causa tanto pavor na população.
E no meio de todo esse caos, temos Malorie, uma mulher que cria duas crianças. Certo dia, Malorie toma uma decisão corajosa que será preciso ter muita coragem para enfrentar o mundo que agora é desconhecido...

      Gente, vocês já tiveram aquela sensação de que está faltando algo? Bem, foi assim que me senti com Caixa de Pássaros. Eu tinha vontade de ler e tudo mais, mas sempre adiava, só que devido ao Clube de Leitura da Intrínseca, onde o livro do mês foi esse, eu acabei tendo que ler. Não que isso seja algo ruim, pelo contrário, adorei a oportunidade de lê-lo. Enfim, quem acompanha a blogsfera, deve ter visto a enxurrada de comentários positivos sobre a obra de Malerman. E, claro, eu esperava gostar tanto quanto os blogueiros que acompanho. Só que não foi bem assim...

     Quando comecei a ler, estava me preparando para ficar apreensivo, com medo, assustado e agoniado, mas não foi isso que aconteceu. Ao passar as páginas, aquele clima de normalidade continuou e, sério, eu queria muito ficar apavorado, ter pesadelos etc., mas eu não senti quase nada durante a leitura. Houve poucos momentos em que eu fiquei um pouco sufocado, mas eu esperava essa sensação durante TODA a leitura. Mas enfim, mesmo com esses probleminhas, o que me fez continuar a ler foi a dúvida sobre o que era isso que as pessoas viam e as deixavam loucas. Com certeza Malerman prende o leitor pela curiosidade.

     Uma coisa que eu achei bem mediana no livro foram os personagens. Eu não consegui me conectar com nenhum, o que é bem decepcionante pois quando eu leio uma história, gosto de sentir algum sentimento por alguém presente ali. As coisas aconteciam e eu ficava ok, ok, ok. E eu não gosto disso. É meio frustrante, sabe?

      A conclusão que eu tive ao terminar a leitura, foi que Caixa de Pássaros funcionaria muito bem como filme. Eu achei a obra algo que seria melhor visualmente, que deixaria muito telespectadores apreensivos e curiosos pois junto de todo o clima tenso do livro, teria uma trilha sonora e, creio eu, que um filme, por ser algo que vemos, causa uma maior comoção. Eu super apoio uma adaptação cinematográfica!!

     Apesar dos problemas, eu gostei bastante do jogo psicológico que Josh Malerman criou. A desconfiança entre os personagens e tudo mais. Para mim, isso foi o ponto mais alto do livro. Outra coisa que me agradou foi o final. Gostei do clímax e da forma como tudo acabou, só não gostei do fato de que Josh Malerman simplesmente não respondeu as perguntas que jogou durante as 272 páginas. E sério, isso me causa um desconforto imenso! Eu me pergunto o motivo desses autores quererem criar coisas mirabolantes se não as sabem responder. Sério. Dá raiva. Mas enfim...

     Eu recomendo para quem curte o gênero Survive. É um livro bom, nada além disso. Se você procura um bom passatempo para uma noite de tédio, Caixa de Pássaros é a pedida!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: