Resenha - Uma Chama Entre as Cinzas por Sabaa Tahir

By | domingo, fevereiro 14, 2016 Deixe o seu comentário


Título Original: An Ember in The Ashes

Ano de Lançamento: 2015

Número de Páginas: 434

Editora: Verus

Onde comprar: Cultura | Amazon | Saraiva





     Esqueçam as donzelas em perigo! O #GirlPower chegou aos Young Adult. Esqueça o que você leu nos livros da Meg Cabot onde as mocinhas são indefesas e vivem suas vidas em torno de um garoto. Com a chegada de Celaena Sardothien, o universo YA nunca mais foi o mesmo. A protagonista que é a assassina mais temida de todo um reino deu abertura para outras personagens fortes, como Feyre de Corte de Espinhos e Rosas e Laia de Uma Chama Entre as Cinzas.

     Vamos falar sobre Uma Chama Entre as Cinzas? Vamos sim! Bem, se você gosta de uma fantasia épica, fique e escute o que eu tenho a dizer. Se não gosta, fique também e tentarei fazer você se interessar.

     Os Eruditos viviam em paz até que, um dia, um povo do norte, chamado de Marciais, decidiram invadir e tomar a terra dos Eruditos e assim estabelecer o Império Marciano. Desde então, os nativos das terras eruditas, são escravizados e mortos pelos Marcianos. Só que o povo erudito não se renderia tão fácil e aí entra a Resistência, uma organização rebelde erudita que busca derrubar o Império. Aí entra a história de Laia, uma garota erudita que, de uma hora para a outra, perde os seus avôs e é separada de seu irmão que é preso pelo Império por fazer parte da Resistência. A partir disso, começa a jornada de Laia a chegar à Resistência e tentar salvar o seu irmão da morte pelos Marciais.
Enquanto isso, também conhecemos Elias, um soldado e estudante da renomada escola militar do Império que está para entrar na competição que definirá o novo Imperador. Só que, Elias não está nenhum pouco contente em sua posição de ter que matar pessoas inocentes e, em uma tentativa de contornar essa situação, acabará descobrindo que muita coisa que ele acreditava ser, não era...

     Por onde eu começo a falar sobre esse livro? É muito difícil resenhar um livro que eu gostei tanto e que teve uma influência enorme sobre mim. Mas vamos lá.

     Vocês já devem tá cansado de lerem eu falando sobre o quanto eu amo Trono de Vidro etc, só que, foi a leitura da série de Sarah J Maas que me impulsionou a querer ler mais livros medievais que envolvam fantasias. Numa busca incessante por uma história que fosse tão boa quanto a de Celaena, eu me deparo com a de Laia. Posso afirmar que, mesmo sendo o volume inicial de uma série, Uma Chama Entre as Cinzas é eletrizante do começo ao fim. E me arrisco a dizer que a trama de Sabaa Tahir consegue superar facilmente a de Maas, não querendo tirar o mérito de ninguém, claro.

      Mas por que eu estou fazendo esse auê todo com esse livro? É bem simples, na verdade. Uma Chama Entre as Cinzas, além de ter uma história fenomenal, possui uma coisa que o difere de muitas obras do gênero Young Adult, a representatividade. Não adianta de nada ter uma trama envolvente se não houver personagens que inspirem e representem grande parte do público. Começa com a braveza da protagonista em uma sociedade machista, mas não para por aí, além de ser forte, Laia é negra, uma característica que é difícil de se ver em personagens principais e revolucionárias, apesar de Katniss, no livro, também ser. Só que não feliz com isso, Tahir decide também colocar a resistência dos nativos e a inconformação perante à escravização, incentivando o questionamento ao governo que vivemos.

     E aí, depois desse papel social que o livro exerce, entra a história incrível de Laia e Elias. É impossível você não se apegar a eles. Laia com sua doçura e bravura, deixa o leitor apaixonado desde o primeiro capítulo. Elias, com seu altruísmo aquebranta qualquer coração. Como temos a narração de ambos, conhecemos um pouco de cada um e assim vamos acompanhando suas jornadas. Pela primeira vez, eu não fiquei com raiva da narração de nenhum dos dois narradores. Pois sempre que há uma narrativa intercalada entre os protagonistas, SEMPRE uma é chata e cansativa. Mas no caso de Uma Chama Entre as Cinzas, tanto Laia, quanto Elias são ótimos interlocutores.

     Além de seus protagonistas, ainda há uma antagonista do DEMÔNIO. Gente, que mulher horrível é essa? Eu já vi muita gente ruim em livros, mas a Comandante supera no quesito maldade. Juro que eu fiquei muito aflito em quase todas as partes que ela estava presente pois ela é o tipo de pessoa que deixa uma alma penada com medo.

     Só que Uma Chama Entre as Cinzas não é só mais uma história de revolução do povo oprimido. Ao redor da trama, existe todo um mundo e uma cultura bem rica, o que acaba incrementando e deixando o contexto mais esplêndido.

     O que eu tenho a dizer sobre esse livro é: LEIAM. LEIAM AGORA! Sério. É explosivo da primeira página até a última. Personagens cativantes, história magnífica e memorável. Impossível não querer mais de Laia e Elias.

     O livro de estreia de Sabaa Tahir é, literalmente, uma chama entre as cinzas de tantas obras que só trazem mais do mesmo.

p.s: Só tenho uma reclamação. Conheço o trabalho da Verus e sei que todos os livros do gênero vem com mapa. Queria entender por que esse não veio. 



Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: