Resenha - Dia 21 por Kass Morgan

By | segunda-feira, fevereiro 08, 2016 Deixe o seu comentário



Título Original: Day 21

Ano de Lançamento: 2015

Número de Páginas: 288

Editora: Galera Record

Onde comprar: Cultura | Amazon | Saraiva




     Olá galera, como vocês estão? Hoje iremos conversar sobre Dia 21, o segundo volume da série The 100, que inspirou a série homônima do canal CW.

     Já fazem vinte e um dias que os cem chegaram à terra e as coisas não são lá as melhores. Após um ataque que acabou levando a morte de um dos cem, os jovens que vieram do espaço descobrem que não há apenas eles na terra. Numa busca por respostas, Clarke, Bellamy e Wells vão acabar descobrindo que as coisas podem piorar bastante...

     Bem, Dia 21 começa quase exatamente onde The 100 parou. Acompanhamos os dramas vividos por esses jovens que estão começando a descobrir o mundo e tudo mais. Claro que, com o confinamento, há conflitos e tudo mais, sendo que não é nada que influencie muito na trama principal. O foco de Dia 21 é sobre quem são os sobreviventes e sobre onde está Octavia, a irmã de Bellamy. O livro se resume em isso.

     Para quem não sabe, há uma série de tv que é baseada nesses livros. Ela se chama The 100 e, aqui no Brasil, é exibida pela MTV às segundas (se não me engano). Eu acompanho a série televisiva e, bem, posso falar para vocês que é bem melhor que os livros, por incrível que pareça. Quem acompanha o blog sabe que eu não gostei muito do primeiro livro e, ainda bem, que a sua continuação melhorou um pouco.

     Mas agora o motivo de eu achar o seriado melhor que os livros é o simples motivo de que a história é muito mais explorada na adaptação, ao contrário da obra de Morgan. Se Kass Morgan tivesse se esforçado um pouco mais, poderia ter escrito uma trama incrível, contextualizada e marcante. Porém, a impressão que eu tenho é que ela quis ficar apenas no básico e não permitiu expandir os seus horizontes. Agora o seriado foi fundo e explorou diversas vertentes desse mundo devastado e era exatamente isso que eu queria ver num livro como The 100, exploração de um local que passou por diversos fenômenos que o destruíram. E aí entra outro problema dos livros: a descrição do cenário em que a história se passa. Eu sei que uma coisa descritiva demais é uó, mas também não vamos esquecer de dar pelo menos uma descrição básica para o leitor se situar.

     Uma das coisas que me fizeram achar Dia 21 melhor do que o seu anterior, foi o aprofundamento nos personagens. Quem acompanha o blog, sabe que na minha resenha de The 100 eu tinha mencionado que havia achado os personagens fracos etc. Ainda bem que isso mudou em Dia 21. Gostei bastante de ver as relações se formando e ir descobrindo um pouco do passado dos personagens. Essas coisas, com certeza, foram os pontos altos do livro.

     Dia 21 é uma sequência que apresentou uma evolução em comparação ao seu tomo anterior e acho que merece uma chance, apesar de não ser a série mais genial que vocês irão ler. Mas pode ser um passatempo agradável.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: