Resenha - A Resposta por Kathryn Stockett

By | terça-feira, janeiro 26, 2016 Deixe o seu comentário


Título Original: The Help

Ano de Lançamento: 2011

Número de Páginas: 574

Editora: Bertrand Brasil

Onde comprar: Cultura | Amazon | Saraiva




     O que falar de um livro que se tornou tão importante para você? Como achar palavras para descrever tantos sentimentos que estão a flor da pele em mim devido ao livro incrível que foi A Resposta. Vou tentar ser o mais direto e rápido o possível. Vamos lá.

     Bem, para quem não sabe, esse livro inspirou ao maravilhoso filme Histórias Cruzadas. Mas, mesmo que você já tenha visto a adaptação cinematográfica, a leitura de A Resposta é uma experiência incrível. (E, socorro, estou para ver filme mais fiel que esse.)

     Mas vamos falar sobre o que se trata a história.

     Estamos em Jackson, Mississipi, Estados Unidos, década de 60, a segregação racial está em seu auge. Tudo é separado entre brancos e negros. Escolas, bibliotecas, banheiros, etc. Nessa cidade do sul dos EUA, mora Skeeter, uma recém-formada que tem como sonho ser escritora. Sem muito sucesso, acaba aceitando um emprego no jornal local para dar dicas domésticas, sendo que, por ser branca e de família rica, Skeeter sequer sabe como lavar uma roupa. Sem alternativas, acaba pedindo a ajuda de Aibeleen, a empregada de sua amiga Elizabeth. Só que, com o decorrer dos encontros onde Aibeleen a ajuda, Skeeter vai começando a perceber que aquela situação de segregação precisa ser mudada e junto com isso, acaba tendo uma ideia para o seu primeiro livro. Com isso, vai a fundo em uma pesquisa para escrever e, assim, sua história vai se ligando com a de várias outras mulheres...

      Antes de mais nada, quero falar para vocês que eu amo livros que possuam teor político ou que abordem temas que muitas vezes são esquecidos na literatura. A Resposta é uma obra que junta essas duas coisas. Para falar a verdade, eu considero esse livro completo. Ele tem tudo. Drama, humor, romance e, o mais importante de tudo, crítica social. E tudo é muito bem executado. São 574 páginas incrivelmente bem trabalhadas e contextualizadas.

     Eu sei que pode parecer muito estranho uma pessoa branca falar sobre racismo e escrever o ponto de vista de um negro, mas a abordagem de Stockett é muito boa, só que nada comparado à uma mulher negra escrevendo, porém, pelo menos já é um começo termos obras tão ricas que retratem um assunto que, apesar de hoje ter diminuído um pouco, infelizmente, ainda é tão presente em nossa sociedade.
Acho de imensa importância combatermos o racismo não só na literatura, mas em todas as mídias e, no mais importante, em nossa sociedade.

     Apesar de a trama do livro ser brilhante, o grande show é o seu vasto elenco. Acho que nunca li uma história com tantos personagens. Os personagens são tão bem construídos e trabalhados que parecem reais. Sério. Acho que é porque Stockett não colocou ninguém como um grande herói ou coisa assim. São pessoas normais em situações cotidianas. E as protagonistas, são pessoas comuns que apenas buscam melhorar o mundo em que vivem. Acho que é isso que os torna tão reais e, com certeza, inesquecíveis. Vou me lembrar sempre da divertida Minny e, até mesmo, a megera da dona Hilly.

     Além da história e personagens, A Resposta possui cenas icônicas. Tanto de alto teor dramático como daquelas que você não consegue parar de rir. Como disse anteriormente, o livro é completo. Tem de tudo!

     São tantas coisas que os esperam em A Resposta que eu não sei nem como falar, mas eu vou deixar aqui meu sincero obrigado à Kathryn por escrever essa história maravilhosa e dar voz à muitas vozes que foram e, tristemente, continuam sendo silenciadas. O mundo é bem melhor com pessoas que vêem as coisas erradas e vão lá tentar revertê-las.

      A Resposta é o tipo de livro que devia ser distribuído nas escolas e ser lido por todo estudante do ensino médio. Uma história inesquecível e um alerta de que ainda temos muito que mudar na questão do racismo em nossa sociedade. Esse livro já está em um lugar especial no meu coração e na minha mente, junto com 1984 e Admirável Mundo Novo.

                                                     
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: