Resenha - Círculo por Mats Strandberg e Sara Bergmark Elfgren

By | quarta-feira, outubro 22, 2014 Deixe o seu comentário



      O Círculo é a resposta. O Círculo é a arma.

     O primeiro volume da trilogia Engelsfors é o Círculo.

     O livro começa de maneira bem sombria, com o assassinato de Elias. Uma voz que estava dentro dele dizia o que ele tinha que fazer e era obrigado a fazer, não conseguia resistir. Dessa forma, Elias tem sua morte no primeiro capítulo da trama.

     O Círculo é formado por seis garotas.

     Minoo é a garota inteligente que sempre sabe o que responder para o professor e nas aulas, mas seu único problema é fazer amizades. Minoo não consegue ter facilidade para fazer amigos, não sabe o que dizer para a pessoa.


     Vanessa é a garota popular do colégio, a típica loira bonita. Namora um cara chamado Wille que é bem mais velho que ela, mas acha que a vida com ele seria mais legal.

     Línnea não tem mãe e seu pai mora na rua e é um alcoólatra. Vive sozinha e correm vários boatos sofre ela, dentre eles: drogada, lésbica.

     Rebecka é uma garota que vive bem a vida, tem um namorado, Gustaf, que é astro do futebol. Seu único problema é aquele que abala várias meninas de sua idade, o distúrbio alimentar. Mesmo sabendo que tem e não contando para ninguém, nem para o namorado, correm boatos por todo o colégio.

     Anna-Karin é a garota-alvo das pessoas, está sempre sofrendo no colégio. Pessoas passam por ela, a insultam, a envergonham e destroem sua vida. Por sorte, pode contar com seu gato, Pimenta, que é o amigo dela e ela o leva todos os dias para o colégio.

     Ida é a garota insuportável do colégio, fala mal de todos, envergonha todos e faz da vida deles um inferno. Todos a odeiam e nem quando finge ter boas intenções, acreditam nela.

     Todas elas têm apresentado umas sensações estranhas e alguns poderes que não conseguem explicar.

     Certa noite, a lua está vermelha, e uma força misteriosa invisível transporta as seis para um parque de diversões abandonado. Lá descobrem que além delas, o zelador do colégio também está presente.

     Ida é erguida ao ar e supostamente uma entidade entra em seu corpo e fala por ela. As garotas descobrem que são as Escolhidas, que juntas formam o círculo e que existe uma profecia por de trás do círculo e o zelador é o guia delas nessa missão.

     As personagens são bem intensas, estão sempre passando por vários sentimentos e a maioria das vezes vários sentimentos juntos.

     Descobrem que o suposto “suicídio” de Elias, não era tão suicídio assim, e cabe a elas, descobrir a verdade por detrás desse mistério. Descobrem também que cada uma tem um tipo de poder e ele está ligado com o tipo de elemento que cada uma delas está ligada.

     Porém com personalidades diferentes, nem todas concordam com opiniões de outras, porém foi dado a elas que precisam trabalhar em equipe para conseguirem derrotar o mal que está se aproximando.

     Com tantas características diferentes e opiniões divergentes, elas tem que trabalhar em equipe, pois uma depende da outra. Será que conseguiram se unir para vencer a batalha?

     Durante todo o livro, é um turbilhão de sentimentos de uma vez. Não há um momento de sossego, sempre tem algo acontecendo.

     Os autores relatam vários problemas que estão presentes no cotidiano de todos, sendo assim, tendo a fácil identificação com o livro e deixando-o mais real.

     Além do desenvolvimento da história do livro, existe a história de cada menina que vai se desenvolvendo também. Ao mesmo tempo em que você quer saber o que vai acontecer no final do livro, também quer saber qual é o final da vida pessoal de cada uma das meninas.

     O clima sombrio, do início, toma conta de quase toda a história com questões do tipo: “Quem está fazendo isso?”, “Por que estão fazendo isso?”.

     Os autores usam a artimanha de acabar com as suas esperanças. Quando a história a história está começando a tomar um rumo e tudo está indo bem, eles te surpreendem e estragam todas as possibilidades existentes.

     Depois de muitas emoções e descobertas, chega o fim de Círculo. O que será que está por vir?


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: