Resenha - Outras Palavras Para O Amor por Lorraine Zago Rosenthal

By | quarta-feira, novembro 18, 2015 Deixe o seu comentário





Título Original: Other words for love

Editora: Galera Record

N° de páginas: 368

Ano de lançamento: 2013

Onde comprar: Cultura | Amazon | Saraiva



     Olá galera! Como vocês estão? Saudades de blogar aqui! Depois de um longo hiato, venho trazer para vocês a indicação de um livro super legal que andei lendo esses dias!

Vamos lá!

     Outras Palavras Para O Amor vai contar a história de Ari, uma adolescente nova-iorquina da década de 80, onde o mundo recua com a ameaça da Guerra Fria e com a epidemia da AIDS. O livro narra os dramas e os acontecimentos não só de Ari, mas de muitos outros que viveram na época.

     É difícil começar a resenha de todo livro contemporâneo voltado para o público jovem. Geralmente não há muito o que se comentar da história. O plot quase sempre é o mesmo: Uma garota se vendo em meio aos diversos dilemas advindos da juventude. Porém, o que diferencia a obra de Rosenthal é a sua abordagem.

     Primeiro, a trama se passa na década de 80 e em Nova York, ou seja, toda aquela aura que vemos nos filmes da época. (Particularmente, é um das décadas que acho mais atraente.)
Segundo é que Ari não é aquele tipo de personagem chata. Ela é uma adolescente como qualquer outra. Em resumo, ela não é perfeita como a maioria das protagonistas de diversos livros do gênero.
Terceiro, além de a narrativa ter um grande foco nos sentimentos dos personagens, aborda diversos assuntos que poucos autores se atrevem à tratar, entre eles, as DST's. Coisa que, creio eu, devia ter uma maior abordagem nas obras voltada para jovens. Acho super importante haver uma conscientização por parte do ramo literário sobre isso, porque literatura também é informação.

     Uma coisa que gostei muito em Outras Palavras Para O Amor foi que a autora não fantasiou muito a vida da Ari, coisa que vemos bastante nos romances YA. Ela foi bem realista tanto em relação à dilemas sobre namoro quanto amizade. Isso fez com que o livro ficasse com um toque diferente, porque eu não esperava que fosse ser tão pé no chão. Mas isso, ao meu ver, foi ótimo pois, pelo menos eu, consegui me identificar com certas situações vividas por Ari.

      Outras Palavras Para O Amor é um romance simples, mas com diversos adicionais que o torna único. Mesmo sendo usual, foge do óbvio e quebra paradigmas impostos pelos outros livros do gênero. Diferente, arrojado e realista, o livro é, sem sombra de dúvidas, uma obra à ser lida.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: