Resenha - Objetos Cortantes por Gillian Flynn

By | segunda-feira, março 16, 2015 4 comments

Com uma trama densa, narrativa esmagadora, personagens que beiram à loucura e um final arrasador, Gillian Flynn se consolida uma das autoras que mais admiro.



Título Original: Sharpen Objects

Editora: Intrínseca

Número de Páginas: 256

Ano de Lançamento: 2015

Onde Comprar: Cultura | Saraiva | Amazon






     Objetos Cortantes é um suspense escrito por Gillian Flynn, autora de Garota Exemplar.

     Camille é uma jornalista que vive uma vida pacata em Chicago. Ela trabalha em um jornal não tão famoso, certo dia, seu editor lhe dar o trabalho de cobrir um caso: uma garota assassinada brutalmente e outra desaparecida.
Esses fatos, por uma terrível coincidência, aconteceram na cidade onde Camille nasceu e ela é obrigada à ficar na casa de sua mãe, o que para a jornalista é um pesadelo. Entre isso tudo, ainda se ver atormentada por problemas que assolam sua mente.

     Ok, vamos parar aqui. Se eu falar mais do que falei, é spoiler! Então fiquem com a sinopse acima. E aí, poderemos conversar sobre o livro.

     Quando a Intrínseca fez o anúncio do relançamento do primeiro romance escrito por Gillian Flynn, fiquei bastante ansioso para ler, pois já havia lido Garota Exemplar e adorado, então fiquei no aguardo. Houve o lançamento e pouco tempo depois, no caso agora, tive a chance de lê-lo. E - música de suspense - Flynn me pegou de surpresa (mais uma vez)!

     Com uma premissa bastante atrativa, Objetos Cortantes me conquistou só pelo fato de eu já ter lido outra obra de Flynn e ter me surpreendido bastante. Eu já comecei sabendo que estava entrando em um caminho sem volta.

      Logo nas primeiras páginas fui envolvido no mundo perturbado de Camille. Por fora, ela é uma mulher comum, mas por dentro é cheia de pensamentos tortuosos e, diga-se de passagem, tensos. E devido a narração ser em primeira pessoa, tudo fica ainda mais tenebroso do que já é.

     Gillian conseguiu criar uma trama viciante do começo ao fim. Não há momentos monótonos durante às suas duzentas e cinquenta páginas. A sua grande jogada é o fato de a densidade ir aumentado com o decorrer dos capítulos para quando chegar no ápice o clima está pesado e prestes à explodir. Para mim, isso foi fantástico. Fazia tempo que não lia algo envolvente assim.

     Flynn é conhecida por ter protagonistas diferentes, elas não são mocinhas indefesas, são mulheres de garra, apesar de seus defeitos. Camille é corajosa, enfrenta os seus problemas mas também não ignora o fato de ter diversas desqualificações, ao contrário das outras, ela assume. E eu acho isso incrível. Mas Gillian também incrementa em seus personagens altas dosagens de psicose. Não dá para confiar em nenhum, nem no cachorro. E é muito difícil ver um elenco tão forte assim no cenário literário atual.

     Eu não preciso nem comentar do desfecho, né? Totalmente inesperado e assustadoramente devastador. Até agora não sei como me expressar sobre ele. É incrivelmente psicótico. O epílogo então, nem se fala. Só lendo para ver.

      Enfim, Objetos Cortantes é uma leitura mais do que recomendada. Para quem ama suspense, é um prato cheio! Com uma trama densa, narrativa esmagadora, personagens que beiram à loucura e um final arrasador, Gillian Flynn se consolida uma das autoras que mais admiro.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

4 comentários:

  1. Amei a resenha e amo o livro também *-*. Gillian reina!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse livro..milhões de vezes melhor do que "garota exempla":)
    Parabens pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebecaaa, oi!
      Eu gostei mais desse do que de Garota Exemplar, rs.
      Obrigado pelo comentário ;))

      Excluir